O QUE É O TRAIL E OS SEUS BENEFÍCIOS

Holmes Place | 2014-07-22

O que é o Trail:
É uma corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade que poderão variar consoante os terrenos: montanha, planície, ... Todas estas experiências geram emoções positivas e uma sensação de equilíbrio entre corpo e a natureza durante o trail.

BENEFÍCIOS DO TRAIL

Benefícios Físicos
O trail realizado regularmente melhora a aptidão cardio-respiratória. As variações de temperatura, altitude, humidade e vento são alguns dos fatores externos que dificultam a prestação do praticante. A climatização do corpo ao ambiente físico melhora a sua prestação e a sua capacidade respiratória ao nível alveolar e pulmonar, bem como os gradientes de pressão e temperatura corporal.

Benefícios Técnicos
Vários estudos mostram que correr em terreno irregular faz com que realize uma passada mais curta e rápida e que se apoie mais no terço anterior do pé do que no calcanhar. Estes ajustes são úteis quando se corre em qualquer superfície ou se caminha na cidade. Passos mais curtos, uma maior cadência e alterações no apoio do pé requerem menos energia e permitem uma aceleração mais rápida do que se utilizássemos o calcanhar em passos mais largos.

Benefícios Psicológicos
Tão importante quanto os benefícios físicos, correr num trail é relaxar mentalmente. Ao correr nas pistas certamente bate o asfalto da cidade e, quando corre na mata, existe menos stress acerca do seu tempo e ritmo. Ela permite que aproveite a sua corrida, o que é um componente importante para manter a consistência na sua formação ao longo do tempo.

As lesões são uma constante para qualquer atleta ou corredor casuístico, por exemplo, o piso do trail é muito mais suave do que o asfalto ou betão que encontra quando corre pela cidade. Superfícies mais suaves significam menos lesões, não só devido às menores forças de impacto, mas também porque acumula mais força nos músculos que ajudam a estabilizar as pernas. Estes músculos ajudam a absorver forças de impacto e dar mais apoio – não importa em que superfície corra – e isso pode resultar em menos lesões.

Benefícios para Atletas e Maratonistas
Para todos os atletas, corredores de maratonas ou praticantes assíduos em provas e que estão mais preocupados com melhorar os seus tempos, o trail pode torná-lo mais rápido. Isto porque a maior parte do trail envolve várias inclinações. Correr em superfícies mais inclinadas fá-lo mais forte e é realmente a forma mais eficiente de treino de força para os corredores, uma vez que usa todos os músculos quando corre em superfícies planas e constrói uma força maior devido ao aumento da resistência em superfícies inclinadas. Muitas vezes, os atletas recorrem a baston devido à elevada inclinação das subidas, o que também ajuda ao treino dos membros superiores.

Por exemplo, os quenianos e etíopes, que dominam a elite do desporto, são os melhores trail runners. Eles correm colinas e superfícies macias todos os dias e muitos consideram o treino em montes e colinas como um dos segredos para o seu sucesso.

Master Trainer e Personal Trainer
Tiago Gonzalez Rodrigues

Artigo escrito no âmbito de parceira com o Holmes Place

Correr Lisboa

Pista Professor Moniz Pereira, Rua João Amaral - Lisboa

  • geral@correrlisboa.com

Circuito dos Parques de Lisboa

Informações sobre inscrições/ classificações / parcerias

  • inscricao@circuitodosparques.com

Parcerias

Informações sobre parcerias / divulgação de corridas

  • geral@correrlisboa.com
Topo