As 5 melhores posições de yoga para corredores!

Bruno Claro | 2014-08-07

Todo o corredor sabe: a saúde dos músculos e a flexibilidade são factores-chave para atingir um bom desempenho na corrida. Sendo assim, a incorporação da prática do yoga no treino pode ajudar e muito! Ao incluir o yoga na sua rotina aliado aos treinos funcionais, o atleta diminui a probabilidade de desenvolver lesões pelos movimentos repetitivos da corrida. Essas lesões costumam ocorrer quando os músculos que oferecem suporte à passada estão em desequilíbrio, o que a prática do yoga ajuda a corrigir. A parte central do corpo, o core, também é trabalhada nas posturas de yoga, permitindo que outros músculos, assim como as articulações, não sejam sobrecarregadas durante a corrida. As posturas permitem, através de movimentos coordenados e integrados, uma maior consciência corporal e melhoria da concentração e execução dos movimentos. Lembre-se que cada postura deve ser executada de forma lenta e controlada e que a respiração é o conjunto da inspiração e expiração completa através do nariz. O ideal é manter cada posição por cinco ou mais respirações.

Se gosta de correr, veja aqui as 5 melhores posições de yoga para fazer:

1 - Gomukasana

Sentado, cruze as pernas como na imagem, estenda o braço direito, flectindo o cotovelo e deslizando a mão pelas costas. Dobre o esquerdo e deslize-o para cima até onde conseguir. Benefícios: Esta posição vai ajudar a alongar o músculo piriforme (pequeno músculo difícil de alongar), glúteo e banda iliotibial.

2 - Anjaneyasana

Leve uma perna à frente, faça a flexão do joelho dessa perna e endireite bem as costas ao mesmo tempo que eleva os braços em direcção ao teto.
Benefícios: Ajuda na melhoria da fascíte plantar, dor no joelho e síndrome da banda iliotibial (ITBS).

3 - Anjaneyasana com torção

A partir da posição Anjaneyasana, faça a torção do tronco em direção à perna da frente, colocando a palma da mão no chão e a outra mão sobre o joelho.
Benefícios: Alonga o glúteo e a banda de TI da perna da frente, os quais tendem a ser encurtados em corredores. A torção também deve aliviar um pouco a tensão na região lombar. Ajuda na melhoria da fascíte plantar, dor no joelho e síndrome da banda iliotibial (ITBS).

4 - Adhomuka

Começe com quatro apoios e eleve a bacia até fazer uma invertida com o corpo. Mantenha a posição e depois baixe os joelhos até ao solo flectindo para a frente, baixe a cabeça e alongue os braços levando-os até aos pés (Balasana). Benefícios: Postura tradicional no Yoga que alonga as costas, proporcionando força na parte superior do corpo, abrindo o peito e os ombros para melhorar a respiração na corrida. Alonga ainda os glúteos, braços e o tendão de Aquiles.

5 - Balasana

Ajoelhe-se e apoie o abdômen sobre as suas coxas, colocando a cabeça no chão. Pode aliongar os braços para frente ou para trás
Benefícios: Promove o alongamento dos glúteos, coxas, tornozelos e pés. Postura da criança é um alongamento leve na parte inferior do corpo, ajudando também no foco e alivío da tensão.

Benefícios do yoga para corredores:
1. Aumenta a concentração.
2. Previne a HTA
3. Previne ou diminui o aparecimento de varizes.
4. Alonga e tonifica os músculos.
5. Aumenta a flexibilidade.
6. Aumenta a amplitude dos movimentos.
7. Corrige a postura corporal.
8. Melhora a performance, com menos esforço.
9. Diminui o risco de lesões.
10. Fortalece o aparelho cardiovascular e respiratório.
11. Alivia dores, cansaço e fadiga.
12. Reduz a frequência cardíaca em repouso e em esforço.
13. Diminui o stress físico.

João Brajal Master Trainer - Dolce Vita Tejo

 Bibliografia:
The Runners Guide to Yoga
YogaSports


Correr Lisboa

Pista Professor Moniz Pereira, Rua João Amaral - Lisboa

  • geral@correrlisboa.com

Circuito dos Parques de Lisboa

Informações sobre inscrições/ classificações / parcerias

  • inscricao@circuitodosparques.com

Parcerias

Informações sobre parcerias / divulgação de corridas

  • geral@correrlisboa.com
Topo