Maratonas pelo Mundo #2 Sevilha

Bruno Claro | 2015-09-28

Sevilha é uma das cidades mais acolhedoras e bonitas que já tive o prazer de visitar. Apesar de já conhecer bem a cidade, fazê-la a correr tem sempre um sabor especial.

Esta é talvez a segunda maratona mais barata que podemos fazer fora de Portugal, a primeira será Badajoz mas ainda não tive a sorte de a fazer, talvez para o ano.

A viagem para Sevilha é relativamente rápida e temos várias opções e preços. Podemos ir de avião, esta será a mais cara e mais demorada pois não havendo voos diretos, temos sempre de trocar de avião em Madrid . A forma mais económica é partilhar um carro com mais amigos. A viagem é rápida (entre 4 a 5 horas) e relativamente económica. Existem também muitos grupos a organizar viagens de autocarro apesar de ser mais demorado (com um duração de aproximadamente 8h) é talvez a mais divertida e consegue-se preços entre os 130 a 150 euros com hotel incluído.

Para quem vai por conta própria, a oferta hoteleira é variada. Existem hotéis para todos os gostos e bolsas, Sevilha é uma cidade muito turística e com uma excelente relação preço/qualidade e felizmente os preço por noite não sobem muito nesta altura, ao contrário de muitas cidades onde chegamos a pagar o dobro na véspera da maratona.

A maratona de Sevilha tem vindo a subir os preços, começou por ser muito barata e atualmente já pratica um preço mais próximo das outras maratonas na europa. O preço varia consoante o número de inscritos, uma regra que não me agrada mas todos sabemos que existe. Os preços atualmente vão dos 45 aos 70 euros.

A feira da maratona é relativamente pequena, um pouco maior que a de Lisboa mas tem uma maior variedade e um almoço de massa (pasta party) para os participantes que torna o evento um convívio bastante agradável. Em relação às ofertas no saco do maratonista, esta para mim é a melhor maratona pois oferece sempre algo de interessante. Houve anos em que com a inscrição ofereciam calções + meias + t-shirt da marca patrocinadora. O ano passado a oferta foi por um corta vento bastante engraçado.

Falando um pouco da cidade, Sevilha é linda! É uma cidade cheia de História e monumentos verdadeiramente bonitos. Parte da maratona é feita à beira rio o que torna o percurso muito agradável. É obrigatório passar junto da Torre de Cólon, pela Catedral ou até mesmo pelo parque Maria Luisa onde se realizou a expo 1929.

O clima desta cidade é fantástico, no verão a temperatura sobe acima dos 40 graus, mas em Fevereiro não está tanto calor e existe sempre a possibilidade de chover. A temperatura costuma rondar os 18/19 graus o que é perfeito para correr os 42,195m.

A maratona tem um trajeto muito acessível, apesar de ter um túnel, algum empedrado e corrermos em zonas fora da cidade, não é nada que não permita os corredores mais rápidos de fazer um excelente tempo e quem for para viver a experiência 

"passear" e não dar o tempo como perdido, pois o percurso tem partes muito bonitas.

 

Esta não é uma maratona Gold. Apesar do seu crescimento ser notório (cada ano tem aumentado muito o número de participantes) para mim ainda apresenta algumas falhas, principalmente ao nível de abastecimentos.

 

O apoio do público é incrível! Em grande parte do percurso somos engolidos pela multidão que nos apoia e ajuda a completar o trajeto com animo. Temos momentos inesquecíveis como quando chegamos à Plaza de Espanha e no Parque Maria Luísa onde as pessoas fazem corredores para nos aplaudir. O apoio do público é sempre algo que nos comove e nos incentiva a não parar, por isso para mim se a cidade nos brinda com bom público é sempre de louvar e agradecer. No entanto, existem zonas fora da cidade onde este apoio não existe, como Sevilha é uma cidade relativamente pequena o trajeto tem de vir para zonas menos urbanas e como consequência temos menos pessoas na rua.

 

Depois temos a chegada mítica. Entrar no estádio olímpico de Sevilha e ser recebido por milhares de pessoas que te aplaudem enquanto dás a volta pela pista é algo de indescritível, são estes pequenos momentos que nos fazem viver uma maratona e torna tão especial a cidade de Sevilha.

 

Nota: a partida e chegada são um pouco afastadas do centro da cidade, por isso é possível que tenhas de deslocar-te de carro, taxi ou autocarro para lá.

 

 Fazendo um pequeno resumo do que devem saber:

Preço de dorsal: 45 a 70 euros

T-shirt do evento: Comprada à parte (com a inscrição a oferta vai variando)

Viagem: Carro ou autocarro (existem viagens organizadas com valores perto dos 150 euros)

Hotel: Os preços variam muito, mas é possível encontrar hoteis de 3 e 4 estrelas com valores entre os 50 e os 100 euros/noite em quarto duplo

Refeições: Com preços entre os 6 e os 10 euros

Clima: Perfeito para correr a maratona, com a temperatura entre os 18 e os 19 graus

Avaliação da maratona:

Percurso: 4 (Não dou 5 pontos porque sai fora da cidade e não torna o percurso perfeito, porque enquanto corremos na zona histórica e apesar do piso ser menos agradável o apoio popular e a envolvência dos monumentos valem os 5 pontos)

Abastecimentos: 4 (Devia haver melhores abastecimentos sólidos e gel)

Apoio do público: 4.5 (Os espanhóis são muito efusivos e entusiastas)

Feira do corredor: 3.5 (Relativamente pequena, vale mais pela pasta party do que pela oferta dos stands expostos)

Medalha: 4 (Continuo a achar que as da Rock n' Roll Marathon são as medalhas mais bonitas)

Saco de ofertas: 4 (O corta vento em 2014 além de bonito foi algo de diferente e válido)


Esta é uma maratona muito bonita e tem a grande vantagem de ser relativamente perto de Lisboa, o que torna a relação qualidade/preço (deslocação + dorsal + hotel) muito agradável. Se queres correr uma maratona internacional a um custo mais baixo então esta é ideal para ti!

Boa Maratona!

Correr Lisboa

Pista Professor Moniz Pereira, Rua João Amaral - Lisboa

  • geral@correrlisboa.com

Circuito dos Parques de Lisboa

Informações sobre inscrições/ classificações / parcerias

  • inscricao@circuitodosparques.com

Parcerias

Informações sobre parcerias / divulgação de corridas

  • geral@correrlisboa.com
Topo