Fiz a Meia Maratona!

Rita Ribeiro | 2016-03-21

Ontem, dia 20 de Março de 2016, fiz a minha primeira meia maratona!!

Tenho apenas 21 anos e, apesar de sempre ter corrido de vez em quando desde que comecei a faculdade, foi apenas um pouco antes de ter começado o Verão de 2015 que eu e o meu pai (e grande companheirão!) nos inaugurámos nos treinos do Correr Lisboa. Se antes já gostava de correr, esta oportunidade de o poder fazer (tão bem) acompanhada fez-me ansiar cada vez mais pelo treino seguinte, quer fossem os 40 minutos na cidade universitária quer as séries na pista. 

Tenho pena de não ter descoberto este grupo mais cedo, já que em Setembro me despedi de Lisboa por 6 meses e comecei o meu semestre como estudante de Erasmus na Áustria. Ora, em ambiente de Erasmus, com tantas pessoas novas e tantos sítios para ver, a chama das corridas acabou por apagar um pouco. Ainda assim, reacendia-se cada vez que fazia Skype com a minha família e ouvia as novas conquistas do pai, que continuou a ir aos treinos por mim. Eram 7km para aqui, eram 10km para ali, até que ele me disse que ia fazer uma meia maratona. Eu só pensava: "21km?? Mas tu vais fazer isso sempre a correr?? É possível?". Ele provou-me que sim, e eu fiquei maluca! Só pensava na altura em que podia voltar a casa e aos treinos para, um dia, também eu conseguir esta proeza.

Em Janeiro, ainda estava eu em exames quando o meu pai me disse que nos tinha inscrito na meia maratona de Lisboa.  "Oh pai, tens a certeza?? Eu chego a Lisboa a meio de Fevereiro, tenho pouco mais de um mês para treinar para 21 km. E eu nem me lembro da última vez que fiz 10km!". O meu pai acreditou em mim. Disse que com os treinos de terça e os treinos longos de Sábado era possível.

E assim foi! Já em Lisboa retomei os treinos, mas fiz apenas dois longos de 15km, sendo que os últimos 3km já eram abaixo do ritmo inicial... Não estava muito esperançosa. 

Na noite antes da prova não consegui dormir muito porque estava um bocadinho nervosa. O facto de ter ido para a corrida com os meus pais e de ter visto os vicentes todos a reunir para a foto de grupo lá me deixou mais motivada e bem-disposta!

O meu pai, já com um record pessoal de 1h33 da meia, decidiu acompanhar-me. Veio a marcar o ritmo (que decidimos que ia ser à volta dos 5:20min/km) e a certificar-se de que eu chegava ao fim :p 

Passada a partida, lá começamos os ziguezagues à medida que íamos passando as pessoas ao longo da ponte. A vontade de acelerar era muita, mas sabia que ainda tinha muito quilómetro pela frente e tinha de me controlar. De facto, e como já me tinham dito, para acabar a meia era preciso acreditar em mim própria e ser forte de cabeça! Quando cheguei ao marco dos 10km e vi que me sentia tão bem, pensei "Epa, se calhar isto é mesmo possível!!". O meu pai veio sempre ao meu lado, como planeado. Eu só corria, ele foi-me dando água, gel energético e perguntando "Estás bem??". Sim, esteve mesmo tudo bem!! Quando cruzámos a meta não consegui evitar as lágrimas de emoção, não só por ter conseguido acabar os 21km mas também por o ter feito sem nunca ter baixado o ritmo! Afinal é possível!

Obrigada pai por me teres acompanhado SEMPRE e por nunca me deixares desistir e obrigada a todos os Vicentes com quem nos cruzámos e que nos gritaram palavras de apoio!

Agora é continuar a correr e, quem sabe, chegar aos 42km. :)


Correr Lisboa

Pista Professor Moniz Pereira, Rua João Amaral - Lisboa

  • geral@correrlisboa.com

Circuito dos Parques de Lisboa

Informações sobre inscrições/ classificações / parcerias

  • inscricao@circuitodosparques.com

Parcerias

Informações sobre parcerias / divulgação de corridas

  • geral@correrlisboa.com
Topo